terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Crise de Energia, Entenda tudo com desenhos e frases faceis


O racionamento de energia no Brasil terminou em março de 2002. Por isso, muitas práticas contidas nesta matéria não existem mais, como a sobretaxa na conta de luz. Apesar do fim do racionamento, o povo passou o maior sufoco, e a economia do País também. Aqui você vai saber como tudo aconteceu. E ficar de olho para não deixar acontecer de novo!


XI! FALTA DE ENERGIA?

Você acorda, desliga o alarme do rádio-relógio e acende a luz. Aí, vai tomar um banho quente e, quando acaba, seca os cabelos com secador. Você ainda nem tomou café e olha só quanta eletricidade já entrou na sua vida!

Agora imagina se a eletricidade acabasse? Ia ser um Deus-nos-acuda!

Acontece que o Brasil está passando por uma crise energética daquelas! Não é que a energia elétrica vá acabar de uma hora para a outra, mas que a gente vai ter que economizar bastante, isso vai!
Então, que tal ficar bem por dentro dessa história complicada e superimportante para o nosso país? Para começar, vamos conhecer as causas dessa crise...

A crise energética aconteceu, basicamente, por causa de três coisinhas: o modelo energético brasileiro, a falta de investimentos e o desperdício. Mas vamos entender cada uma delas direitinho:

OLHA A CHUVA! É MENTIRA!
Tudo bem, mas...o que é um modelo energético? Se você pensou em um cara bonitão e cheio de energia, errou feio: o modelo energético é a forma que um país decide usar para produzir eletricidade. E o Brasil decidiu que a maior parte da nossa energia (mais de 90% dela) ia ser produzida por usinas hidrelétricas, aquelas "movidas" à água. (Esqueceu como funciona uma hidrelétrica? Então clique aqui!).
Essa decisão foi até bem sabida, porque nosso país é cheio de rios prontinhos para fornecer energia! E também porque esse tipo de usina, ainda que traga alguns problemas para o meio ambiente, pelo menos não gera poluição.
Acontece que, para as hidrelétricas funcionarem, tem que ter água. E para ter água, tem que chover bastante. E se não chover? Falta energia! E foi exatamente isso que aconteceu: o Brasil está atravessando uma seca brava, com os índices pluviométricos (que medem a quantidade de chuvas) mais baixos dos últimos sessenta anos! E sem chuva o tal do modelo energético vai pro brejo.
Mas não dá para botar toda a culpa na mamãe natureza. O governo deveria ter algumas "cartas energéticas" na manga para o caso de faltar chuva, como mais usinas termoelétricas, eólicas ou de energia solar .

O ÚLTIMO A SAIR APAGA A LUZ!
Quantas vezes você já pegou no sono com a TV ligada? Ou esqueceu a porta da geladeira aberta? Ou deixou as luzes da sala acesas durante a noite inteira? Várias, né? E sabe o nome disso? Desperdício!
Na época do Natal dá para ver bem o tamanho dele: todas as casas se cobrem de pisca-piscas coloridos, que ficam acesos até de dia! E os shoppings ficam tão cheios de luzes que parecem uns vaga-lumes gigantes! É superbonito, mas gasta uma energia...
O problema é que estamos tão acostumados a ter energia elétrica que acabamos abusando, e esquecendo que gerar eletricidade não só é difícil como muitas vezes agride a natureza.
E o pior: a gente esquece também que, gastando demais, a energia pode acabar. Principalmente em um país onde o consumo cresce mais que a produção...E, se o modelo energético desse país é baseado em hidrelétricas e São Pedro decidir que não vai chover... já viu, né?
Juntando as pecinhas desse quebra-cabeça energético, dá para perceber direitinho de onde veio a crise, não dá?




Nenhum comentário:

Postar um comentário