Como reaproveitar a água da chuva em residências?
Saiba onde e como usar a água que vem de graça dos céus e economize a que vem do encanamento
Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável.
Algumas empresas, como a catarinense BellaCalha (www.acquasave.com.br), oferecem sistemas completos de aproveitamento de água de chuva. Eles podem ser instalados em casas e prédios já construídos ou ainda em obras. Nos edifícios prontos, o reaproveitamento será para as áreas comuns, já que o custo de criar uma rede paralela de água em cada apartamento torna a empreitada inviável.
Reaproveitamento da água da chuva
Nunca esquecer de pequenos cuidados:
- NÃO BEBA ÁGUA NÃO POTÁVEL! Água da chuva não é potável e não deve ser usada para consumo, principalmente humano. Portanto, pode e deve ser usada para regar plantas; lavar janelas, calçadas, quintais, carros etc.
- Mantenha o reservatório sempre tampado;
- Frequentemente lave o reservatório, esfregando uma bucha em suas paredes;
- Misture água sanitária ou pastilha de cloro na água do reservatório (a quantidade será de acordo com as recomendações do fabricante, com o tamanho do seu reservatório e para qual finalidade será a água).
Nenhum comentário:
Postar um comentário