sábado, 12 de janeiro de 2013

Economize energia e dinheiro nestas férias:

Economize energia e dinheiro nestas férias:

v

O período das férias escolares pode significar o aumento do consumo de energia elétrica nos lares onde têm crianças. O período tão esperado pelos pequenos estudantes pode não ser assim tão desejado pelos pais, que não tem férias em seus empregos e não viajam com os filhos, e ainda recebem a visita de parentes e amigos. Crianças de folga e casa cheia significam a mudança de hábitos: dormir mais (com o ar condicionado/ventilador ligado); acender mais lâmpadas; abrir mais a geladeira em busca de lanche; assistir mais televisão e jogar mais jogos eletrônicos em computadores e vídeo games.

O resultado é um consumo de energia elétrica bem maior do que acontece normalmente na rotina da residência nos meses de aula. A boa notícia é que este consumo pode ser controlado com pequenos cuidados. Além de evitar o aumento da conta no fim do mês, ainda aumenta a consciência ambiental das crianças e adultos. A Celtins dá a “aula” de consumo consciente:

GELADEIRA: A geladeira é o eletrodoméstico responsável por grande parte do consumo de uma residência, cerca de 30%, porque funciona 24 horas por dia, todos os dias. Dependendo dos modelos, elas apresentam potências variadas entre 150 e 400W.
Confira algumas dicas:

* Instale o aparelho em local bem ventilado.
* Evite a proximidade do fogão, de aquecedores, ou áreas expostas ao sol.
* Deixe um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, no caso de instalação entre armários e paredes.
* Evite abrir a porta sem necessidade ou por tempo prolongado, pois pode entrar ar quente e o motor vai gastar mais energia para esfriar de novo
* Arrume os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los, e deixe espaços entre eles.
* Não guarde alimentos e líquidos ainda quentes.
* Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos, pois isto dificulta a circulação interna do ar.
* Faça o degelo periodicamente, conforme as instruções do manual, para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro de espessura.
* Faça o teste de vedação das portas da seguinte maneira: coloque uma folha de papel entre a borracha da porta e o corpo do aparelho e feche a porta sobre ela. Tente retirar a folha. Se ela deslizar e sair facilmente, é sinal de que a vedação não está boa. Nesse caso, providencie a substituição da borracha e/ou o ajuste das dobradiças.
* Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.

AR-CONDICIONADO: Os aparelhos eficientes vão fazer uma boa diferença na sua conta de luz, principalmente no verão, quando o ar condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa.

* Procure os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia.
* Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente.
* Instale o aparelho em local com boa circulação de ar.
* Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada de ar do ambiente externo.

* Limpe periodicamente os filtros para facilitar a livre circulação do ar para não forçar o aparelho a trabalhar mais.
* Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.
* Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você tiver de se ausentar do ambiente por tempo prolongado.
* Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho.
* Ao comprar, dê preferência aos modelos que possuírem recursos de programação, como o timer.

TELEVISÃO: A televisão é um eletrodoméstico muito utilizado, em média de 4 a 5 horas por dia, em cada casa. Mas no período de férias escolares, este tempo pode dobrar. O aparelho tem uma potência de 70 a 200 Watts, atingindo até mais, nos modelos mais antigos. Consome mensalmente entre 10 a 30 kWh, sendo responsável por cerca de 5 a 15% do consumo total de uma residência.

* Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo.
* Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.
* Escolha a de menor potência ao comprar uma nova.
* Lembre-se: as modernas consomem bem menos energia elétrica do que as antigas.

LÂMPADAS: A iluminação de uma residência é responsável por cerca de 20% do total de sua conta de energia elétrica. Fique de olho em como economizar:
* Dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha, área de serviço, garagem, e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Além de consumir menos energia, pois uma lâmpada fluorescente de 40 velas ilumina tanto quanto duas incandescentes de 100 velas, elas duram até oito vezes mais.
* Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.
* Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.
* Use iluminação dirigida, do tipo spots  para leitura, trabalhos manuais para ter mais conforto e economia.

COMPUTADOR: Um computador ligado durante 1 hora/dia consome 5,0 kWh/mês. Com esta informação, calcule quanto você vai gastar por mês de acordo com a quantidade de horas que ele ficar ligado durante o mês. Para não consumir muita energia, siga estas dicas:

* Desligue o computador quando deixar de usar por mais de meia hora
* Desligue o monitor quando deixar de usar o computador por mais de 15 minutos
* Configure o computador para economizar energia. No Windows, acesse, no menu Iniciar, “Painel de Controle/ Vídeo/ Proteção de Tela”. Lá é possível definir esquemas de consumo de energia.

CONTROLE DO CONSUMO DA CASA

* Para obter o consumo mensal em kWh é só subtrair a leitura do mês anterior da leitura atual.
* O medidor registra o consumo de energia em “quilowatt-hora” (kWh). O quilowatt (kW) é igual a 1.000 Watts de potência, assim como o quilômetro (km) corresponde a 1.000 metros.
* O consumo depende da carga do eletrodoméstico (potência do aparelho) e do tempo de utilização (hábitos de consumo). Assim, uma lâmpada de 100 W funcionando durante 3 horas consome:
100 X 3 = 300 Wh, que é o mesmo que (300 / 1000)kWh = 0,3 kWh
* O seu consumo mensal é a soma dos consumos dos eletrodomésticos e lâmpadas assim calculados, multiplicados pelo número de dias de uso dos aparelhos no mês.